sábado, 15 de maio de 2010

"Nós..."

Está bem, muitos discordam do termo "descoberta" do país Brasil pelos portugueses. O fato é: com esse episódio, duas culturas, "contemporaneamente" falando, puderam interagir, a ponto de iniciarem outros tipos de vida, e, encurtando aqui muitos anos da nossa história, a formação do povo brasileiro!
Ora, se os brasileiros são vistos como uma gente "de bem com vida" não é pelo fato de não terem adversidades, de todo tipo, muito menos por serem um povo ocioso. Ao contrário, somos uma nação batalhadora, trabalhadora, cheia de paixões e virtudes. No entanto, como todos os outros povos, somos dependentes de educação, e mais, somos carentes dela(causa maior da descrença por parte de muitos de nós em relação ao país). Podemos, ainda assim, ver vários exemplos dessa luta diária pela sobrevivência educacional: Machado de Assis, Monteiro Lobato, José de Alencar e tantos outros anônimos, aqueles mesmos ao nosso redor, para a grande maioria.
Está bem, esse "de bem com a vida" pode até ser um meio político para disfarçar e encobrir nosso lado venal: o jeito de fazer política; por isso mesmo podemos ter vários exemplos de produção do conhecimento social, estejam aqui os cientistas sociais, os antropólogos, os historiadores, os geográfos, entre tantos.
Com a extensão do nosso país, não é pouca a nossa diversidade cultural. Cada região com sua peculiaridade e sua valiosa contribuição nacional. Parece-me faltar a união entre educação e política para, então, o povo brasileiro ser de fato notado, e não apenas com o rótulo de "de bem com a vida."

Ramiro Teixeira(bacharelando em Ciências Sociais/UFRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário